Projeto musical de Pedro Oliveira, José Sousa e Luis Aires edita primeiro single e vídeoclip: “Novembro”, dia 19 de julho.
“O Castelo” é o princípio. Onde realmente tudo começou. Pedro Oliveira (Sétima Legião), José Sousa e Luis Aires (Rodrigo Leão) decidiram, em 2006, fazer um disco juntos. Começar a compor. Gravar.
E assim nasceu este projeto, em casa do Sousa, à qual apelidavam de “O Castelo”, nome que ficou de referência. Ali foram criados os primeiros acordes, as primeiras filmagens e encontros, com o José Sousa na guitarra a que o Pedro Oliveira juntou o seu estilo, e o Luís Aires acrescentou bons momentos de criação no baixo. Numa segunda fase, os arranjos musicais dos temas seriam realizados numa sala adaptada para ensaiar/gravar, no bar “Frágil”.
(…)O senhor é agrimensor e não tem nenhum trabalho de agrimensura!(…)” Franz Kafka, “O Castelo”
A ideia de editar o trabalho mantinha-se extremamente forte, assim como a vontade de dar a conhecer os temas que se tornaram intemporais para os três músicos, mas após a conclusão do processo de misturas e gravação não foi possível levar para a frente a sua edição, acabando por esmorecer todo o entusiasmo do coletivo.
No entanto, segundo as palavras de Pedro Oliveira, “passados mais de quinze anos, voltámos a ouvir o que tínhamos feito. Ficamos surpreendidos. Talvez pelas músicas terem um género e um som não facilmente definível, parecia que o tempo se tinha diluído. Decidimos então remisturar as músicas, com a ajuda preciosa do João Eleutério e tentar, desta vez, não esmorecer. O entusiasmo e o carinho do Nuno Saraiva e da Lusitanian pelo projeto, foi então determinante para, finalmente, dar possibilidade às pessoas de ouvirem a nossa música.”
Visitem O Castelo: www.ocastelo.online